Durante anos, a palavra “nerd” foi usada como estereótipo para definir alguém obcecado por estudos, socialmente deslocado e preso a hobbies de nicho. Mas o mundo mudou. Hoje, ser nerd é ser apaixonado por aprender, incansável em explorar detalhes e, acima de tudo, ser estratégico ao aplicar conhecimento.
O “Nerdify” nasceu com essa essência. Originalmente, uma ferramenta criada para resolver um problema, construir um software que precisava sair do papel com orçamento e prazos inferiores a 20% do que era realmente necessário para desenvolvê-lo. Para viabilizar a execução do projeto, era necessário responder a seguinte pergunta: como potencializar a performance de times de desenvolvimento de software.
Os princípios que apliquei para executar esse projeto, demonstraram ser universais. O que começou como um framework de desenvolvimento para automatizar as partes “mecânicas” da programação de um sistema e liberar os desenvolvedores para dedicarem mais tempo e energia no que realmente importava, logo transcendeu seu propósito inicial para se tornar um modelo de gestão de inovação.
Como gestor, usei e continuo utilizando esse modelo para transformar culturas empresariais, guiando equipes de diferentes áreas a operarem com mais criatividade, eficiência e impacto.
Esse é o coração do Nerdify: um modelo que rejeita a exaustão do “hard work” e abraça o “smart work”. Não é sobre trabalhar mais; é sobre trabalhar com propósito e foco.
O livro é a culminação da jornada de transformação do Nerdify de uma solução prática para desenvolvedores, que evoluiu para um modelo de gestão aplicado em várias áreas de negócios e, hoje, a partir do lançamento do livro está se transformando em um manifesto para líderes que entendem que inovação não é sobre fazer tudo; é sobre fazer o que importa, da forma mais inteligente possível.